NOVA PALMEIRA PB: COOPERATIVA DE GARIMPEIROS VEM GERANDO EMPREGO E RENDA E ALAVANCANDO A ECONOMIA LOCAL

A Cooperativa de Garimpeiros de Nova Palmeira (Coogarimpo), situada ao lado da Rodovia PB 177, nas proximidades do km 58, no município de Nova Palmeira/PB, Seridó Oriental paraibano, vem se destacando no beneficiamento de homens e mulheres no que se refere a economia garimpeira. 

São beneficiados, no momento, de forma direta, dezoito mulheres e vinte e dois homens, sendo esses últimos, previsto para o primeiro semestre de 2015.

 

 

O Coogarimpo subdivide-se no setor industrial cerâmico (usina de beneficiamento peguimatito), onde beneficiará homens na produção de material para o campo cerâmico. O setor de semi joias (foto ao lado), beneficia, de modo geral, dezoito mulheres que vêm a cada dia aprimorando sua mobilidade produtiva e de acabamento a parir de gemas coletadas em todo Seridó paraibano e parte do Seridó do Rio Grande do Norte, gerando renda de forma direta indireta para famílias garimpeiras. 

O setor industrial da cooperativa ainda depende de liberações de explosivos, material esse que nos últimos meses estão sendo bastante rigorosos na sua distribuição através dos órgãos fiscalizadores competentes como Polícia Federal, Exército, Polícia Militar e Polícia Civil, devido as inúmeras ocorrências de explosões de caixas eletrônicos praticados por bandidos.

O setor administrativo do Coogarimpo, juntamente com os parceiros SEBRAE, DMPM e SENAI, vem junto a Secretaria de Estado de Segurança Pública, tomando as providências cabíveis (licença), de forma legalizada, para suposto funcionamento efetivo do setor industrial.

"A estimativa é que em curto prazo, o Coogarimpo venha alavancar de forma considerável a economia local e da região, gerando emprego e renda a todos os beneficiados de forma direta ou indireta", enfatiza o biólogo Jean Pereira, colaborador.


Fotos e Fonte: Alex Barros/Nova Palmeira Notícia

Comentários