MUSEU COM 1.800 MINÉRIOS E ROCHAS SERÁ INAUGURADO EM NATAL

Imagem da net
Um museu com 1.800 exemplares de minerais e rochas será inaugurado na próxima quarta-feira (17) em Natal. O Museu de Minérios do Rio Grande do Norte irá funcionar nas dependências do Campus Natal-Central do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN). O espaço é resultado de um convênio assinado entre a Petrobras, o então Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica  (Cefet), e a Funcern.

O Museu de Minérios estará aberto ao público em geral das 13h às 17h de segunda à sexta-feira. Já as visitas guiadas e pré-agendadas para colégios serão realizadas também durante a semana, mas apenas pela parte da manhã, das 8h às 12h. O acervo do Museu de Minérios do Rio Grande do Norte é formado por quatro coleções distintas.


A primeira, com cerca de 450 peças e doada pelo governo do Estado, é oriunda do Museu de Minérios Waldemar Meira Trindade, da extinta Companhia de Desenvolvimento Mineral do Rio Grande do Norte (CDM). A segunda, com 300 peças, foi cedida ao museu pelo professor Felippe Fernandez, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a terceira, também fruto de doação, pertencia a uma professora do IFRN; por fim, a maior de todas as coleções, com 750 peças, pertence à Diretoria de Recursos Naturais do Campus Natal-Central do IFRN.

"Teremos aqui um espaço onde o visitante poderá conhecer toda a produção mineral do RN de forma didática e acessível: petróleo, sal, cerâmica, schelita, ouro, ferro, rochas ornamentais, gemas, minerais de pegmatitos, calcário e a pré-história. Nenhum outro museu tem este olhar”, explicou a coordenadora do museu, a professora Narla Sahtler Musse de Oliveira.

Ao todo, foram investidos R$ 932.968 na construção e equipamento do museu, que ocupa uma área de 670,62 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, com oito ambientes internos.  Os recursos foram aportados pela Petrobras, sendo que R$ 523.187,20 foram provenientes de renúncia fiscal pelo governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, em favor da companhia.




G1  RN

Comentários