POTENCIAL MINERAL DO SERIDÓ É ABORDADO EM LIVRO

Livro aborda setor da mineração e necessidade de ação governamental para melhorar a vida no local


Trilhas da Mineração no Seridó é o nome do livro que o pesquisador e geólogo José Aderaldo de Medeiros Ferreira da Cidade de Santa Luzia, Paraíba.  O livro explora uma realidade econômica e social dos moradores da região, mas ainda desconhecida pelo resto do país.

“É assim o Seridó: seco, sofrido, árido, onde a sobrevivência é difícil. Mas o território é querido e amado por todos os que lá nasceram e até pelos descendentes das famílias que desbravaram suas terras. Eles souberam conviver com secas e dificuldades, geraram mentes fortes de uma cultura pujante e extremamente arraigada aos seus costumes”, destaca Aderaldo.

O livro tem o apoio do Sebrae na Paraíba, que trabalha um Arranjo Produtivo Local (APL) de Minerais no local. “A partir da exploração mineral em pleno Seridó brasileiro, uma rica e sofrida região, a história se desenvolve. As riquezas encontradas no subsolo do local são o meio de sobrevivência de muitos moradores. Por isso, o Sebrae achou importante apoiar esta obra”, ressaltou o gestor do APL, Marcos Magalhães.

Mais do que trazer informações técnicas e científicas, Aderaldo também aproveita a obra para contar histórias. “No livro, personagens famosas e pessoas anônimas se envolvem com os mineradores. Tem também a história de um ninho de cobra preta, conhecida como mussarana”, comentou Marcos.

Trilhas da Mineração no Seridó também conta episódios extravagantes de exploradores de jazidas, os chamados noveau riche, e "causos" de malandragens que vitimaram pessoas menos experientes. Aderaldo conta, por exemplo, o caso de Joãozinho, que comprou pedras próprias para bijuterias pensando que eram valiosas.

AGENCIA SEBRAE PB COM BLOG SETOR MINERAL EM FOCO.




Comentários