PICUÍ-PB: PROJETO DE LAPIDAÇÃO NÃO FUNCIONA MAIS NO MUNICÍPIO

O estado da  Paraíba se  destaca no cenário  nacional como sendo   detentor de riquezas minerais de grande valor econômico,  onde as gemas de variadas espécies e cores, principalmente turmalinas, águas marinhas, e variedades de quartzo, ganham destaque.  No município de Picuí,  Seridó paraibano  há alguns anos atrás  já funcionou um projeto  de lapidação de gemas preciosas e semipreciosas,  mas infelizmente este projeto não funciona mais.

 É preciso  que as autoridades  locais, desenvolvam  projetos, que tragam melhorias para a população,  um projeto voltado para a lapidação seria uma saída tendo em vista o potencial mineralógico da região.  garimpeiros independente de estarem  ou não em cooperativas,  estudantes  do curso de mineração do IFPB, estudantes de programas sociais, poderiam ser treinados e capacitados para trabalharem com aquilo que  o município e a região tem e oferece  como alternativa econômica,  o aproveitamento das “Pedras preciosas ou semipreciosas” que são encontradas abundantemente em toda região, se trabalhadas corretamente podem garantir o sustento de milhares de famílias, além de  valorizar a matéria-prima  transformando-a em produtos que com certeza terão  aceitação no mercado.

   O que me deixa intrigado é que quando uma equipe de tv esteve em Picuí, foi mostrado  a lapidação e sua viabilidade econômica, então por que não desenvolvem um projeto,  para aproveitar este potencial existente fica a  pergunta?



Antonio de Pádua Sobrinho.



Comentários