ESTUDANTE DE MINERAÇÃO DE VÁRZEA ALERTA OS MINERADORES SOBRE A SILICOSE


O estudante de  mineração do município de Várzea, Sávio Lima participou nesta quinta-feira (25).  do 1º encontro de técnicos em mineração do Brasil,  realizado  entre os dias 24 e 25 de julho de 2015, na cidade de Campina Grande/PB no Hotel Village Premium.

O evento esta  foi  promovido pela empresa Carlos Roenick Consultoria & Treinamentos - Meio Ambiente & Mineração. Durante  o  encontro  aconteceu inúmeras atividades, debates, palestras e treinamentos.  

Durante a sua participação Sávio Lima, falou que em seu município a extração mineral, principalmente de quartzito  tem grande representatividade econômica. Porém segundo ele na maioria das vezes os trabalhadores não usam os equipamentos de proteção individual- EPI´S  tais como (máscara, botas, protetores de ouvido, capacete, luvas, protetor solar) dentre outros equipamentos de proteção individual como também de proteção coletiva os EPC´s. O  uso  destes equipamentos reduziriam o índice de acidentes do trabalho como também a incidência de silicose  doença que tem afetado mineradores da região.

 “É preciso  que os  mineradores  tomem  conhecimento sobre esta  doença,  pois como não existe  tratamento curativo a prevenção assume papel  importante , é necessário  que as pessoas ligadas ao setor mineral tomem providências para esta problemática  e juntos desenvolvam ações educativas como  palestras, cursos de capacitação para conscientizar os trabalhadores, além de contatarem profissionais da áreas para atuarem na atividade” Concluiu.



A Silicose é uma doença causada pela poeira e pela inalação de minerais que contém uma quantidade variável de sílica cristalina livre. No Brasil é muito frequente, com cerca de 6.600.000 trabalhadores potencialmente expostos à sílica. Do total, cerca de 500 mil estão ligados à mineração.

Comentários