IMPORTÂNCIA DO EXCEL PARA A MINERAÇÃO- Por JONY PETERSON

Em 1978 foi criado por Steve Jobs o primeiro PC (Personal Computers ou Computadores Pessoais), chegando montados e prontos para o uso, porém com uso ainda limitado. Foi criado o Lotus 123 para impulsionar a venda destes PC´s. E, 1984 lançou-se o Macintosh (MAC) pela Apple, e assim a Microsoft iniciou o projeto Excel, em 1985 na sua versão 1.0 para MAC e para Windows em 1987. Como o Lotus 123 não acompanhou esse crescimento pois não migrou para o ambiente Windows, o Excel ganhou o mercado.

O Excel foi alvo de um processo bem polêmico, devido ao fato de já existir um pacote de softwares com este nome, e a patente já registrada. Decidiu-se em julgamento, que a Microsoft teria de se referir ao programa como 'Microsoft Excel'. Porém, esta decisão foi respeitada por muito pouco tempo pela empresa, pois, alguns anos depois, ela acabou comprando a patente de nome 'Excel'.

O Microsoft Excel se tornou uma ferramenta revolucionária no campo das planilhas eletrônicas. Seu último grande marco foi a inclusão da linguagem de programação Visual Basic Applications (VBA).

Quando uma empresa procura um candidato, elas informam na vaga o nível desejado, que se dividem em básico, intermediário e avançado. Pesquisando em sites de escolas e cursos que ensinam a utilizar este programa, os níveis se classificam por conhecimentos em: nível básico (conhecer sobre formatação, formula, funções, vínculos, hiperlinks, gráficos e Impressão); nível intermediário (validação, banco de Dados, tabela e gráfico de dinâmico, funções financeiras, testes de Hipóteses e Macro) por fim, o nível avançado (análise de dados, gerenciador de cenários, solver, formulários, funções personalizadas, DashBoard e VBA).

As empresas não procuram um funcionário para apenas digitar planilhas, mas sim para que ele com o uso do banco de dados gerado exibir um resultado de forma prática e rápida e o mais importante, de forma compreensível. Todos os sistemas aplicados a mineração exportam seus dados para o Excel, alguns já criam planilhas prontas, mas vem as perguntas: Essa planilha atende? Ao ser apresentado representa a informação que quero? Para responder estas perguntas basta utilizar os dados exportados para criar algo mais amigável e profissional.

Em todas as empresas de mineração de qualquer porte utilizam planilhas seja da mais simples ou da mais sofisticada, basta saber onde ela se aplica e tentar otimizar seu uso, transformar várias planilhas em uma por exemplo. Criar um acesso automático para algum banco de dados e informar estes dados periodicamente, para que eu utilize a planilha para tomar uma decisão, mudar um plano e gerar novas possibilidades. Muito importante quando dinheiro está em jogo.
As formas de se aprender esse programa são: procurar cursos ou escolas de informática no seu próprio local de moradia ou trabalho; cursos on-line com todo suporte ao usuário, neste caso encontra-se tanto pagos quando grátis.  O Youtube também é uma grande fonte de conhecimento, bem como os diversos fóruns sobre este assunto onde você troca conhecimentos.

Por fim o conhecimento em Excel é imprescindível para quem irá atuar na área de mineração, tendo sempre em vista a utilização para melhorar os processos da empresa, reduzindo custos, aumentando o tempo de análise dos dados, principalmente demonstrando seus conhecimentos em automatização, pois as vezes escutamos “utiliza a planilha do fulano” isso deixa sua marcar profundamente na empresa.
Boa sorte e bons estudos.
“Fique contente em agir. Deixe a fala para os outros” – Baltasar Gracián, filósofo

Fontes: GUIA DO PC: Disponível em:  <http://www.guiadopc.com.br/artigos/20399/historia-steve-jobs.html>. Acessos em: 05 mar. 2016
 SITE APRENDER EXCEL: Disponível em: <http://www.aprenderexcel.com.br/2013/artigos/historia-do-excel >. Acessos em: 06 mar. 2016

Comentários

  1. Parabéns Jony Peterson pela publicação. Como usuário de algumas planilhas criadas por você só tenho a agradecer. Facilitou muito a nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso muito obrigado pelo uso das planilhas e lembrança de mim. Abraço forte e mande um email caso queira melhorar a planilha

      Excluir

Postar um comentário