UFPR E UNIVERSIDADE DE HIROSHIMA COMPARTILHAM ESTUDOS SOBRE ÁREA POUCO CONHECIDA NO BRASIL


Por Jaqueline Carrara

Uma parceria entre o Laboratório de Análise de Minerais e Rochas da UFPR (Lamir) e a Universidade de Hiroshima (Japão) tem desenvolvido estudos e se tornado referência em uma área ainda pouco conhecida no Brasil: a geomicrobiologia.

O projeto, intitulado Geobiocal, é financiado pela Frade Japão Petróleo Ltda., que tem a obrigação, amparada por lei, de investir em programas de apoio à investigação científica e desenvolvimento tecnológico aplicado ao petróleo, gás natural e indústria de biocombustíveis no Brasil.
A iniciativa já executou as etapas de campo, com estudos no Paraná, em Mato Grosso do Sul e também no Japão. Tendo em vista a quantidade de informações obtidas e a fim de compartilhar os conhecimentos adquiridos por essas vivências, o projeto tem oferecido cursos em que pesquisadores e convidados ainda introduzem e debatem novos conceitos sobre a área embrionária no Brasil.
O mais recente deles foi realizado nesta semana – de 29 de fevereiro a 04 de março – em Curitiba. Os instrutores do curso “Geoquímica de Sedimentos Carbonáticos” foram a professora de Sedimentologia e Geoquímica do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça/ETZ Zurique, Judith Mckenzie; a professora na mesma área, mas vinculada à UFPR, Anelize Bahniuk; o professor Crisogono Vasconcelos, de Geomicrobiologia e Geoquímica também do Instituto Federal de Tecnologia da Suiça/ETZ Zurique; e o professor de Paleontologia e Geoquímica da Universidade de Hiroshima, Fumito Shiraishi.

Pesquisa e ensino

O Lamir é um laboratório que prioriza o apoio e o fomento à pesquisa. Para isso, são realizadas inúmeras análises por solicitação de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação, de diferentes instituições de ensino e pesquisa, do Paraná e do Brasil. Todas as análises são gratuitas ou com custos subsidiados pelo Lamir.
O Laboratório possui ainda um Programa de Apoio ao Desenvolvimento Acadêmico (PADA), que possibilita aos alunos a utilização e o conhecimento das técnicas analíticas utilizadas na caracterização de minerais e rochas. As análises são realizadas pelos próprios alunos interessados, e acompanhadas pelos professores orientadores. O aluno necessariamente tem que participar da preparação das amostras e acompanhar a rotina analítica do laboratório.
Para auxiliar na orientação dos estudantes, o Lamir também mantém uma equipe com geólogos, químicos, físicos e laboratoristas.











Comentários