FELIZ DIA DO GEÓLOGO. POR Marcos Nascimento.

A Geologia, ainda não tão conhecida de todos como merece, é a ciência que estuda o Planeta Terra em toda a sua essência e nas suas várias dimensões. Indo desde o conhecimento dos minerais que formam uma rocha (ou mais comumente conhecida por pedra) até as paisagens que essas rochas formam. A Geologia estuda a origem, composição, estrutura interna, relações com camadas superficiais (biosfera, hidrosfera, atmosfera), e história evolutiva, inclusive o desenvolvimento da vida na Terra.

A Terra é um planeta em constante movimento (dinâmico) onde as rochas e a paisagem (observada no relevo) estão sendo continuamente criados, seja porque os continentes estão se unindo ou se separando. E isso ocorrendo em uma dimensão de tempo que muitas vezes não é compreendido pelas pessoas (o Tempo Geológico). Não esqueçam que a Terra se formou a 4,5 bilhões de anos e de lá para cá muitas coisas aconteceram, geologicamente falando. E ainda hoje acontecem (no nosso tempo, o Tempo das Pessoas).

Vulcões, tsunamis, glaciações, terremotos, inundações, formação e fechamentos de oceanos entre outros são temas diariamente mencionados, seja na televisão, jornal e/ou rádio. E quem estuda tudo isso? E pode responder ainda perguntas como: de onde vêm as lavas dos vulcões? Como se formaram as cadeias de montanhas? O que causa os terremotos? Por que o continente sul-americano afasta-se do africano? Por que ocorrem jazidas de petróleo em alguns lugares, enquanto em outros temos minério de ferro? Qual a melhor interação entre o Ser Humano e o meio físico? – São os Geólogos! Profissionais que possuem um contato íntimo com a história da natureza desde os primórdios até hoje em dia. Deste modo, cabe ao geólogo conscientizar a sociedade em geral sobre a necessidade do uso racional dos recursos naturais protegendo, ao mesmo tempo, o ambiente natural.

O conhecimento geológico básico é fundamental para o desenvolvimento social e econômico de qualquer País e, por isto, deve ser considerado de suma importância. Produzir informações geológicas tem a mesma importância que construir grandes obras de infraestrutura.

O conhecimento adequado do meio físico, os levantamentos geológicos e de recursos minerais, os trabalhos de hidrogeologia, geoquímica e geofísica, os estudos de proteção ambiental, entre outros têm proporcionados relevantes contribuições sociais e econômicas para o desenvolvimento do Brasil.

FELIZ DIA DOS(AS) GEÓLOGOS(AS)

Prof. Marcos Nascimento - (DG/UFRN)

Foto: CPRM


Comentários