ALUNOS DO CURSO DE GEOLOGIA DO IFPB TIVERAM TRABALHO DE CAMPO NA BACIA POTIGUAR

Os  alunos do 3° Ano do Curso Técnico em Geologia do IFPB estiveram juntamente com os orientadores (Anderson Souza, Vinicius Lisboa, Miguel Borges e Rafael Chagas) envolvidos em trabalho de campo na Bacia Potiguar.
De forma a compor uma melhor compreensão do arcabouço estratigráfico, antes de chegar aos depósitos sedimentares da bacia, foram observados afloramentos pertencentes as rochas do embasamento: Complexo Caicó (ortognaisses e migmatitos), Formação Jucurutú (Paragnaissses), Formação Equador (quartzitos) e Formação Seridó (micaxistos). Além de granitoides do Brasiliano.
Já na cidade de Lajes/RN foram visitados afloramentos referentes aos magmatismos “Ceará Mirim” (Rio Salgado) e “Macau” (Neck Vulcânico do Pico do Cabugi).

Já na Bacia Potiguar, entre as cidades de Açu e Mossoró/RN, foram exercitados conceitos de Petrografia Sedimentar, Sedimentologia, Estratigrafia e Sistemas Deposicionais. Mais precisamente as Rochas Siliciclásticas da Formação Açu (Conglomerados, Arenitos, Siltitos e Argilitos).


No final do dia, a caminho da cidade de Apodi/RN, houve uma última parada em um campo produtor de petróleo para uma discussão envolvendo Geofísica e Geologia do Petróleo.
No dia seguinte foram visitados afloramentos contemplando as rochas químicas da Formação Jandaíra (Calcários da região de Apodi/RN) e Evaporitos (Governador Dix Sept Rosado/RN).



Comentários