ÁGUA MARINHA TIDA COMO PEDRA PRECIOSA FOI DESCOBERTA DE FORMA ISOLADA EM SANTA LUZIA NO ALTO SÃO SEBASTIÃO

Cristal terminado de água-marinha, do Alto São Sebastião, em Santa Luzia, pesando 38g, das primeiras encontradas e identificadas no Nordeste. Fez parte da Coleção de Mário Ferreira,hoje na Coleção Ferreira & Tavares.
Fonte das informações e foto:  Livro Trilhas da Mineração do Seridó.


“A água Marinha, tida como pedra preciosa símbolo do Brasil, tornou conhecida a região do Nordeste, como produtora de gemas. Sua descoberta de forma isolada se deu em Santa Luzia, onde foram encontradas as primeiras da região, em 1932, no Alto conhecido por São Sebastião. Este fato até motivou a construção no local, de uma capela, ainda hoje reverenciada pela população, a cada dia 20 de janeiro, data dedicada ao Santo.” ( Informações retiradas  da página 75  do livro: TRILHAS DA MINERAÇÃO NO SERIDÓ- de autoria do Geólogo Santaluziense José Aderaldo de Medeiros Ferreira).

Ainda segundo informações contidas no livro na página 116 o autor relata que as primeiras águas marinhas exploradas no Alto São Sebastião foram retiradas por Jader Medeiros em corpo pegmatítico que fica ao lado poente da capela.

Para mais informações veja os detalhes no livro disponível em:   https://issuu.com/didavania/docs/trilhas_da_minera____o_no_serid___p

Comentários