MINERAL RARO PODE TER SIDO ENCONTRADO EM FREI MARTINHO PARAÍBA

Raríssimo cristal octaédrico, de um mineral verde folha,encontrado pela primeira vez por Ana Cláudia no Alto da Quixaba em Frei Martinho em 1997.
Fonte das informações e foto: Livro Trilhas da Mineração no Seridó.


O  livro “Trilhas da Mineração no Seridó”, de autoria do Geólogo Santaluziense  José Aderaldo de Medeiros Ferreira,  traz   informações técnicas e científicas sobre o potencial mineral do Seridó Paraibano, desconhecido pela maioria da população.

Segundo informações relatadas pelo autor na página 214 do livro, sua filha Ana Cláudia,  Engenharia de Minas fez sua tese de Mestrado em Mineralogia e Gemologia no Alto da Quixaba, no município de Frei Martinho, Paraíba. A mesma defendida e publicada no ano de 1998. O autor revela que no Alto da Quixaba rico em turmalinas verdes e azuis lavradas entre os anos de 1992/94,por garimpeiros da região, Ana Cláudia descobriu um mineral, que chamou á  atenção por algumas características peculiares: Cor verde folha,alta densidade, brilho adamantino, ás vezes transparente, sistema cúbico, hábito quase sempre achatado, arredondados, possivelmente um novo mineral da série isomórfica pirocloro/microlita (48,incrustado na cleavelandita, com alguns poucos cristais bem formados, forma octaédrica. É um mineral raro ainda não encontrado em outro pegmatito. Analise química realizada, á época, indicou a possiblidade de ser um novo mineral, da série isomórfica acima indicada,  análises complementares foram solicitadas, sem resultados.

Setor mineral em foco  com informações do livro Trilhas da Mineração no Seridó.
Para mais informações acesse o livro no link:  https://issuu.com/didavania/docs/trilhas_da_minera____o_no_serid___p

Comentários