SEMINAS MOSTRA REALIDADE E DESAFIOS DO CURSO DE MINERAÇÃO

Todo inicio de um curso é sempre instigante para o calouro, principalmente quando se trata de adolescentes que estão na fase das descobertas e dúvidas em relação ao seu futuro profissional. Um dos objetivos da II Semana de Mineração e Meio Ambiente (SEMINAS), aberta na última segunda-feira, 29, é justamente mostrar para estes jovens o potencial, os desafios e o mercado de trabalho do curso de Mineração.
Calouro do curso de Mineração,  David Sampaio, conta que iniciar um curso já sendo recebido com informações sobre o que significa sua futura profissão é um bom começo. “ Você chegar nos primeiros dias de aula e entender melhor seu curso é algo estimulante para continuar”.  
Com auditório lotado de calouros, a orquestra Prima ( Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes) abriu o evento com música clássica e regional e, logo após, foi ministrada a primeira palestra  sobre “Regimes de Aproveitamento Mineral”, pelo engenheiro do Departamento de Produção Mineral , Arnaldo Bezerra. Outra palestra prestigiada pelos novatos foi a do professor Antônio Pedro Ferreira (UFCG-CG), que falou dos  desafios da Mineração em pequena escala.  
 “Crescemos de uma forma geométrica. Estamos recebendo convite de outras instituições do Brasil para apresentarmos nosso modelo de ação.Um dos diferenciais do SEMINAS é a sua diversidade, pois discutimos questões abrangentes e que saem do trivial”, explica o coordenador do curso e presidente da comissão organizadora, Francisco Gonzaga.   
O evento se estenderá até o dia 31 de maio e ofertará cursos, palestras e minicursos para mais de 600 estudantes do campus Campina e outras instituições. A segunda edição do SEMINAS teve recorde de inscritos e sua organização já repercute fora da Paraíba. O Instituto Federal do Espírito (IFES) Santo convidou os organizadores locais para compartilharem a experiência em um evento semelhante que eles promoverão. 

 Ascom

Comentários