POTENCIAL GEOTURÍSTICO DA SERRA DO PEDRO EM PICUÍ



O   município de Picuí, situado no seridó oriental paraibano, possui elevada diversidade geológica, constituindo grande potencial cientifico e turístico, que abrange uma variedade de ambientes resultantes de formações naturais, constituídas por belas formações paisagísticas e rochosas dentre elas destaca-se a Serra do Pedro que pode  ser explorada   de forma sustentável para o Geoturismo. 

Situada a cerca de 8 km da cidade de Picuí à margem esquerda da rodovia PB-151, que dá acesso à cidade de Carnaúba do Dantas-RN.  O edifício montanhoso  é constituído na base por micaxistos  da Formação Seridó e pegmatitos, capeados pelos sedimentos da Formação Serra do Martins. 



O topo da montanha encontra-se estruturado em pequenos platôs e picos, os quais desenvolveram espessas couraças lateríticas ferruginosas resultantes do intemperismo químico dos sedimentos arenoargilosos capeadores. Importante salientar  o controle estrutural pela ZCP-JC,  provocando a formação de falhas transcorrentes dextrais  e  de gravidade, cujos rejeitos formaram paredões  que viabilzaram o desenvolvimento da arte rupestre na Cachoeira do Pedro. Belas marmitas se formaram no local devido ao intemperismo físico do xisto.

Comentários