ESTUDANTES DO CURSO DE GEOLOGIA DO IFPB CAMPUS PICUÍ REALIZAM TRABALHO DE CAMPO NA BACIA DE SERGIPE-ALAGOAS E FAIXA SERGIPANA.

Os Estudantes concluintes  do Curso Técnico em Geologia do IFPB Campus Picuí. Realizaram  entre os dias 31/07 e 04/08 um trabalho de campo na Bacia de  Sergipe-Alagoas e  faixa Sergipana.

Na ocasião, estes puderam por em prática conceitos inerentes as disciplinas do último período: Pesquisa & Prospecção Mineral; Depósitos Minerais; Geologia do Petróleo; Mapeamento Geológico.
E mais do que isso, vivenciar as atividades desenvolvidas pelos próprios Técnicos em Geologia nos dois principais mercados empregadores: na MINERAÇÃO e na INDÚSTRIA DO PETRÓLEO.
No campo da Mineração foi realizada uma visita à unidade Taquari-Vassouras da VALE (maior empresa do setor no Brasil).
Já em relação ao setor petrolífero visitamos à Unidade Operacional Sergipe-Alagoas da PETROBRAS (maior empresa do setor no Brasil).
Em ambas ocasiões os alunos vivenciaram as principais atividades desenvolvidas pelos Geólogos e Técnicos em Geologia.
Além destas visitas os alunos ainda trabalharam em diversos afloramentos na Bacia de Sergipe-Alagoas e na Faixa Sergipana. De forma a ampliarem seus conhecimentos e porem em prática o visto em Mapeamento Geológico.
Concluindo esta vivência nos diversos setores de atuação profissional, os alunos ainda visitaram os laboratórios do Curso de Geologia da UFS. Acompanhado por um dos técnicos que apresentou suas vivências e atividades na academia, dentro de uma universidade.
Sem sombra de dúvida este campo se mostrou mais do que mero alvo de abordagem técnica mas um marco no nosso curso e divisor de águas para diversos alunos que após a atividade sentiram de fato a Geologia circulando no sangue.
Agradeço aqui a todos os servidores lotados na Coordenação do Curso de Geologia que se empenharam e se doaram para o feito.
Agradecemos aos profissionais da VALE, PETROBRAS e da UFS que nos receberam com muita atenção e carisma.
E não poderíamos deixar de agradecer também aos alunos da Turma Concluinte 2017 que se portaram de forma exemplar (técnica e pessoalmente) e fizeram deste campo uma atividade muito agradável e de grande troca de conhecimentos. Como os professores disseram em campo: "vocês nos mataram de orgulho".

Informações do Professor Anderson Souza coordenador do Curso.

 Para mais detalhes da visita acesse: https://www.facebook.com/groups/378246929002703/

Comentários